Pular para o conteúdo

Mesa Nacional de Negociação: MGI reafirma compromisso com carreiras transversais. SINAEG cobra avanços e recebe nova sinalização positiva sobre a reorganização de carreira para a ERCE



Em diálogo à parte durante encontro com a ministra Esther Dweck e secretários do MGI, presidente do Sindicato, ouviu que o Governo trabalha para encaminhar proposta legislativa para reorganização das carreiras transversais, entre elas a ERCE. 

O presidente do SINAEG, Flauzino Antunes, participou em 15/06 de atividade promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para apresentar o balanço da Mesa Nacional de Negociação Permanente, retomada em 2023. O evento também destacou a regulamentação da Convenção nº 151 da OIT como marco para as relações de trabalho no setor público.

Representando o SINAEG e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), de que é presidente no DF, Flauzino dialogou com a ministra Esther Dweck, os secretários do MGI de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso, e o de Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo, reforçando a preocupação da categoria com o andamento das negociações da carreira da Estrutura dos Cargos Específicos do Poder Executivo Federal (ERCE).

Os gestores reafirmaram  para Flauzino os entendimentos já apresentados ao Sindicato e manifestaram expectativa positiva quanto à reorganização das carreiras transversais do Executivo, entre elas a ERCE. A avaliação apresentada é que o Governo trabalha para encaminhar ainda neste segundo semestre proposta legislativa voltada à organização dessas carreiras. O otimismo decorre do fato de a discussão tratar, neste momento, da estruturação institucional das carreiras, sem impacto orçamentário imediato.

Para o SINAEG, a sinalização é relevante, mas exige acompanhamento permanente. O Sindicato seguirá cobrando o cumprimento dos compromissos assumidos, a instalação dos trabalhos técnicos e o debate da proposta com a categoria antes de seu envio ao Congresso Nacional.

A direção destaca que a mobilização da base, a atuação institucional e o apoio de parlamentares e entidades parceiras seguem fundamentais para transformar compromissos em resultados concretos para arquitetos, economistas, engenheiros, estatísticos e geólogos da ERCE. 

Flauzino resume: “Sem pressão não há avanço. Sem organização não há carreira. O SINAEG seguirá mobilizado para que 2026 seja o ano da consolidação da carreira plena da ERCE.”



Contato: sinaegsindical@gmail.com.
https://youtube.com/@sinaegsindical
http://www.facebook.com/sinaegnacional
https://www.instagram.com/sinaeg.sindical/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *