História do SINAEG
O Sindicato Nacional dos Servidores dos Cargos Específicos do Poder Executivo Federal – SINAEG, entidade representante dos Cargos Específicos de Arquiteto, Economista, Engenheiro, Estatístico e Geólogo do Executivo Federal, alcançados pelo artigo 19 da Lei nº 12.277 de 30 de junho de 2010, entidade fundada em 14 de agosto de 2013, trabalha pela valorização e pelo fortalecimento dos respectivos cargos como profissionais de elevada competência técnica, necessários para o desenvolvimento econômico, social e da infraestrutura nacional. O SINAEG também ratifica o compromisso com os trabalhadores e o sistema sindical deste país.
A história do SINAEG origina-se do trabalho coletivo de membros e diretores experientes na condução de entidades associativas de objetivos institucionais análogos ao do novo sindicato, sendo elas a Associação Nacional dos Servidores Públicos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Poder Executivo Federal – ANSEAF e a Associação Nacional dos Servidores Economistas e Estatísticos do Poder Executivo Federal – ANSEEFE.
Ambas as entidades, desde o início, lutaram pelo melhor aproveitamento dos Cargos Específicos dentro do Poder Executivo Federal, de modo que elaboraram conjuntamente um estudo de reorganização estrutural desses cargos para implantação de uma Carreira Transversal (Carreira de Infraestrutura e Desenvolvimento), direcionada para tais políticas públicas, objetivando prover recursos humanos com competência técnica compatível para melhor servir ao Estado e à sociedade.
Desde 2013, ano de sua fundação, o SINAEG representa em alto nível os cargos do ERCE; No ano de 2013 a luta era pela regulamentação da gratificação de desempenho, pois, os servidores ainda percebiam somente 80% de suas gratificações de desempenho. Também ali se iniciou a campanha pela valorização dos cargos com a devida reestruturação da carreira.
No ano de 2023 foi eleita a nova diretoria do sindicato que atualmente trabalho no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para que seja devidamente reconhecida a defasagem imposta aos servidores dos cargos do ERCE nos últimos 15 anos.
Em 2024 o SINAEG conseguiu como vitória um reajuste diferenciado para sua tabela remuneratória.